Grupo VIA

Fundada em março de 1980 em Brasília, para atuação no mercado da construção civil, a VIA firmou-se como uma das mais sólidas e confiáveis empresas brasileiras do setor. Sua história é marcada por fatos importantes desde o início das atividades, quando se concentrou na construção de pequenos imóveis residenciais. Em poucos anos, já atuava em obras importantes de infraestrutura enquanto expandia seus negócios para as principais capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e João Pessoa, levando um modelo de gestão baseado em solidez financeira, qualidade e tecnologia.

Na década de 90, a VIA deu um passo importante para competir no mercado de construção pesada, com forte desenvolvimento na área de infraestrutura e ampliando sua atuação para as áreas de saneamento. São destaques dessa época as obras do CEDAE de  despoluição da bahia da Guanabara, no Rio de Janeiro e a duplicação da BR-230, que liga Campina Grande a João Pessoa, numa extensão de 112 km. Em 1992, participando do programa do Ministério da Educação para implantação de Centros Integrados de Educação (CIACS), iniciou a fabricação de pré-moldados em concreto em Varginha/MG. Em 1998, ingressou na Área de Privatizações e Concessões junto à CCR, participando da AUTOBAN (Rodovia Anhanguera–Bandeirantes) e da Concessionária Santa Maria no Rio Grande do Sul.

No início de 2000, foi constituída a Via Empreendimentos Imobiliários, para atuar exclusivamente no mercado de construção e incorporação imobiliária, gerenciando o braço de negócios do Grupo então responsável por mais de 10 mil imóveis entregues rigorosamente no prazo. No mesmo ano, a VIA formaliza joint-venture com a multinacional espanhola Dragados Obras Y Proyectos para atuação nacional em obras de infraestrutura e recebe, em 2002, a certificação ISO 9001 de Gestão da Qualidade e o nível “A” do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação. São destaques dessa época a duplicação de trechos da Rodovia Anhanguera-Bandeirantes em São Paulo, a construção da Fábrica da Wallita em Varginha/MG e a construção da Ponte JK em Brasília, cartão-postal da capital, que recebeu título internacional na categoria.

Em 2004, após reestruturação societária, o Grupo VIA, composto pela Via Engenharia e Via Empreendimentos Imobiliários, passou a ser controlado integralmente pelo sócio-fundador, o engenheiro Fernando Márcio Queiroz. Com uma gestão moderna e eficiente, ampliou suas atividades nos setores de construção pesada e de incorporação imobiliária, alcançando nível de destaque entre as principais empresas do setor em âmbito nacional, sendo classificada, pela primeira vez, como a melhor empresa do Brasil no setor da construção pelo anuário da IstoÉ Dinheiro. Nesse período, foi responsável pela construção do Museu Nacional da República em Brasília e da Estação Ciência, Cultura e Artes em João Pessoa, ambas assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Com forte atuação no segmento de incorporação imobiliária, lançou em 2009 o primeiro empreendimento do Setor Noroeste, último bairro em área nobre do Plano Piloto, em Brasília, onde a empresa tornou-se a maior investidora ao adquirir 25 projeções residenciais e comerciais. No mesmo ano, lançou, em consórcio, o Península Lazer e Urbanismo, maior condomínio-fechado do Centro-Oeste em terreno de 65 mil metros quadrados e recebe o Prêmio Master Imobiliário pela construção do residencial Via Privilège, localizado no Rio de Janeiro.

Em 2012, a VIA conquistou as certificações internacionais de meio ambiente (ISO 14001) e de segurança e saúde do trabalho (OHSAS 18001), em complemento à certificação já implantada de qualidade (ISO 9001 e PBQP-h), criando um sistema de gestão integrada para todos os níveis da organização. Após sucessivas classificações de destaque no setor, a VIA foi considerada em 2013 a Melhor Empresa de construção do Brasil pela edição “Anuário 360º” da revista Época Negócios, reunindo os negócios de construção pesada e de incorporação imobiliária e a Melhor Empresa Brasileira no segmento de construção civil do Centro-Oeste pela edição “Melhores e Maiores” da Revista Exame.

Entre 2014 e 2017 manteve-se na liderança do setor nos critérios de inovação, qualidade e liquidez corrente. São destaques recentes as realizações de obras importantes de infraestrutura e construção imobiliária no Brasil, com padrão LEED de sustentabilidade como a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, o Novo Centro Administrativo do DF, o Green Towers e o edifício CNC Corporativo em Brasília, além da nova sede da Forluz em Belo Horizonte. Na área de incorporação, desenvolve empreendimentos residenciais e comerciais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, com valor global de vendas superior a R$ 485 milhões. Com mais de 20 milhões de metros quadrados construídos, mais de 50 mil imóveis entregues, um portfólio de contrato de obras e de imóveis em carteira acima de R$ 2 bilhões e uma equipe de três mil profissionais qualificados, a VIA busca inovar sempre. Aprimoramento tecnológico, segurança, responsabilidade social e de meio ambiente, atestada pelas certificações ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001, somados ao objetivo constante de superar as expectativas dos clientes são as bases que sustentam a filosofia de negócios do Grupo VIA.